Hyundai Ajusta Modelos e Reduz Potência devido a Novas Regras de Emissão
A partir de 2025, as normas de emissão de gases de efeito estufa para veículos se tornam mais rigorosas, exigindo que os automóveis se adaptem a essas novas exigências ambientais. Este cenário leva diversas montadoras a revisitar suas linhas de produtos para garantir conformidade e eficiência. A Stellantis, por exemplo, já implementou modificações significativas em sua linha T270, afetando os populares modelos da Jeep, como Commander, Compass e Renegade. Não ficam de fora as mudanças promovidas pela Fiat, que já atualizou seus modelos Fastback e Fiat Toro para atender a essas novas diretrizes.
Recentemente, a Hyundai também anunciou ajustes para a sua emblemática linha HB20, que inclui os modelos HB20, HB20S e Creta. Essas atualizações são consequência do novo padrão de emissão PL8, que se aplica ao motor 1.0 aspirado, utilizado em várias versões do HB20 e HB20S. Embora o torque se mantenha em 10,2 kgfm quando abastecido com etanol, houve uma leve modificação no desempenho ao utilizar gasolina. Agora, este motor atualizado apresenta um torque de 9,6 kgfm, um pequeno aumento em relação aos 9,4 kgfm anteriores, refletindo um aprimoramento bem-vindo.
Quanto à potência, o motor 1.0 aspirado que equipa o hatch e o sedã HB20 continua com os mesmos valores de 80 cv ao utilizar etanol e 75 cv com gasolina. No entanto, a potência máxima é alcançada em uma faixa de 6.200 rpm, uma leve elevação em comparação com os 6.000 rpm do modelo anterior, sinalizando um desempenho refinado em rotações mais altas.
Além das mudanças na potência, o consumo do motor 1.0 também recebeu ajustes sutis. No ambiente urbano, utilizando etanol, o consumo passou de 9,6 km/l para 9,7 km/l, enquanto que com gasolina, manteve-se sólido em 13,4 km/l. Na estrada, o motor aspirado apresenta uma leve melhora, alcançando 10,9 km/l com etanol e 15,4 km/l com gasolina, comparado aos 10,8 km/l e 15,3 km/l anteriormente registrados.
No que diz respeito à motorização turbo da linha HB20, o motor 1.0 turbo foi atualizado para atender também ao Proconve L8, oferecendo um desempenho otimizado. Este motor fornece 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina nas condições urbanas, enquanto na estrada os números aumentam para 10,7 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina, refletindo uma eficiência considerável para um motor turbo.
Para o Hyundai Creta, os números de consumo também foram revistos, indicando uma média de 8,4 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina na cidade, e na estrada, 9 km/l com etanol e 12,7 km/l com gasolina. Importante ressaltar que o motor 1.6 TGDI já foi lançado em conformidade com o Proconve L8 e permanece inalterado em suas especificações, mantendo um consumo estável de 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
Outro ponto importante diz respeito à alteração da potência no motor 1.0 turbo, que agora mantém os 120 cv ao utilizar etanol, enquanto a potência com gasolina foi reduzida para 115 cv, passando dos 120 cv anteriormente registrados. Essa mudança, embora sutil, é significativa no contexto das novas regulamentações de emissão.
Por fim, os preços dos veículos da linha 2025 também foram divulgados e apresentam variações que refletem as novas adequações. Para o modelo HB20, os preços vão desde R$ 93.310 para a versão HB20 Sense Plus MT5 até R$ 128.010 para o HB20 Platinum Safety AT6. No segmento HB20S, os preços começam em R$ 103.010 e vão até R$ 133.610 para a versão Platinum Safety AT6. No Creta, os preços variam de R$ 147.390 para a Nova Creta Comfort AT6 até R$ 196.990 para as versões mais completas, como a Nova Creta Ultimate Dual Tone 7DCT. As alterações não apenas atendem às normas de emissão, mas também refletem a busca por mais eficiência e inovação no mercado automotivo.