Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’: Possibilidades de Vitória no Globo de Ouro

A noite de domingo, 5 de fevereiro, se destaca como um marco significativo na história do cinema brasileiro dos últimos 26 anos, mesmo que à primeira vista não pareça. O brasil vive intensamente uma atmosfera de expectativa e emoção com a possibilidade de Fernanda Torres e o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, conquistarem vitórias na 82ª edição anual do Globo de Ouro, uma conquista que seria histórica para a cinematografia nacional.
Fernanda Torres figura entre as indicadas na categoria de Melhor Atriz em filme de Drama, tornando-se a segunda brasileira a alcançar tal feito. Ela segue o mesmo caminho de sua mãe, Fernanda Montenegro, a primeira brasileira a ser indicada, há 24 anos, por “Central do brasil” (1998), também sob a direção de Salles. Contudo, naquele ano, Montenegro não obteve a estatueta, que foi para Cate Blanchett, pela interpretação em “Elizabeth”.
Neste ano, Torres apresenta um desempenho notável no papel de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” (2024) e compete com pesos pesados da indústria norte-americana, como Angelina Jolie em “Maria Callas”, Pamela Anderson em “The Last Showgirl”, Nicole Kidman em “Babygirl”, Tilda Swinton em “O Quarto ao Lado” e Kate Winslet em “Lee”, esta última laureada com o Oscar de Melhor Atriz por sua performance em “Titanic” (1998).
Além do destaque da atriz, o longa de Walter Salles também disputa a estatueta de Melhor filme em Língua Não-Inglesa, categoria que ainda não foi conquistada pelo brasil. No entanto, tanto Torres quanto o filme têm grandes possibilidades de fazer história nesta noite— uma opinião amplamente reforçada por críticos de cinema e revistas especializadas. Entre os 100 principais críticos consultados pela exame, “Ainda Estou Aqui” foi considerado o melhor filme de 2024. A famosa revista Variety, que é uma referência no setor, apontou Fernanda Torres como a favorita para levar para casa o prêmio de Melhor Atriz.
O filme de Salles figura como um dos três possíveis vencedores na categoria de Melhor filme em Língua Não-Inglesa, ao lado de “Tudo o que Imaginamos como Luz” (Índia) e “Emília Pérez” (França). Essa ocasião se torna ainda mais sombria quando se recorda que o brasil não conseguiu levar uma estatueta do Globo de Ouro para casa em nenhuma das duas categorias em que concorre.
A esperança brota ao reconhecer que a campanha em torno de “Ainda Estou Aqui” é substancialmente diferente daquela que apoiou “Central do brasil“, quase três décadas atrás. Nos idos de 1999, quando Fernanda Montenegro e “Central do brasil” lutaram por destaque na 56ª edição do Globo de Ouro, o panorama do brasil no mundo do cinema era bem distinto. Naquela época, redes sociais e plataformas de streaming como TikTok, Instagram e Twitter não existiam, limitando a divulgação dos filmes a canais tradicionais, o que restringia o alcance e a visibilidade do cinema brasileiro no exterior.
Naquela época, a internet não era o icônico meio de comunicação que conhecemos hoje. Somente poucos milhares de fãs poderiam interagir e promover as obras cinematográficas que amavam. A presença digital que hoje permite que milhões de brasileiros mostrem seu apoio, como a recente “invasão” de mais de 3 milhões de brasileiros nas redes sociais em apoio a Torres, era inconcebível.
Além disso, desde 1999, a composição do júri do Globo de Ouro sofreu mudanças significativas. Na edição de 2025, a premiação conta com 310 avaliadores, dos quais 22 são brasileiros, e uma representação considerável de votantes latinos, o que certamente pode influenciar os resultados a favor da cinematografia nacional.
Comparando as campanhas de “Central do brasil” e “Ainda Estou Aqui”, percebe-se que “Ainda Estou Aqui” já acumulou reconhecimento em mais de 50 festivais internacionais, incluindo o prêmio de Melhor Roteiro em Veneza. Desde setembro, Fernanda Torres tem se apresentado em estreias nos Estados Unidos e na Europa, e sua presença em mídias sociais e eventos do setor é muito mais intensa em comparação com sua mãe há mais de duas décadas.
As chances do brasil de sair vitorioso na premiação deste ano são palpáveis e o clima de expectativa é contagiante. A cerimônia do Globo de Ouro 2025 será transmitida ao vivo pela TNT e pelo streaming Max, a partir das 22h, e muitos aguardam ansiosamente pela revelação dos vencedores. Neste contexto, a lista de indicados revela o potencial de um momento significativo para a cinematografia brasileira, em um cenário onde o talento e a criatividade são finalmente reconhecidos em uma escala global.